Dicas
01 - Não use imagens capturadas da internet. Em geral, são de baixíssima resolução (72 dpi) e usam escala de cores RGB.
02 - Quando inserir uma imagem em um arquivo, use a escala de cores CMYK, que permite a separação das cores em quatro cores primárias, que compõem todas as demais (azul ciano, magenta, amarelo e preto).
03 - A resolução das fotos devem estar sempre 200 e 300 pontos por polegada (dpi).
04 - Salve as fotos com extensões TIF ou EPS. Extensões usadas para compactação de imagens (como JPG ou GIF) ou figuras WMF não permitem a separação de cores na saída dos fotolitos.
05 - Sempre que inserir imagens em um programa de editoração eletrônica (como Pagemaker ou Quark), envie também os arquivos de imagens que você utilizou.
06 - Quando o trabalho apresentar dobras, verifique se a ordem de leitura será mantida na frente e no verso. Faça um protótipo para analisar a peça como se estivesse pronta.
07 - Ao criar seu arquivo, leve sempre em consideração o sangramento das fotos e fundos além da marca de corte (ultrapasse aproximadamente 3 mm).
08 - Verifique também a área útil de impressão do papel. Não se esqueça de que as máquinas off-set necessitam de uma margem de trabalho (no mínimo 1 cm de cada lado).
09 - Quanto ás cores, evite misturar a escala CMYK com PANTONE, pois além das quatro cores básicas, será gerado um fotolito para cor especial utilizada.
10 - Quando usar o programa CorelDraw, tenha cuidado com os efeitos de lentes, sombras e transparências. É que esses efeitos trabalham em escala RGB, e a imagem pode apresentar variação de cor ao ser transformada em CMYK.
11- Não se esqueça de mandar junto com seu arquivo as fontes utilizadas. Envie também uma prova impressa, colorida e atualizada.
12 - Evite usar comandos COPIAR e COLAR para levar figuras de um programa para outro. Apesar de sua impressora não acusar problemas na impressão dessas figuras, a imagem colada poderá não sair nos fotolitos, ou então aparecerem sem cor. Toda imagem que seja feita em outro programa deve ser corretamente importada.
13 - Não mande logomarcas ou fotos salvas em arquivos do Word, pois esse programa não é apropriado para gerar arquivos gráficos. Use sempre programas gráficos para trabalhar essas imagens.
14 - Ao copiar para CorelDraw um texto digitado no Word, verifique as cores utilizadas. Mesmo que pareça preto, o texto será transferido em escala RGB.
15 - Ao enviar seu arquivo, verifique se o disco está em boas condições. Tente abrir o arquivo no seu computador a partir do disco gravado, evitando assim erros de gravação. Ao deixar o trabalho, forneça também seu telefone para contato.